PROGRAMA ECOVALOR 2023/2024

Oferta exclusiva para a comunidade escolar

 

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. O Programa Ecovalor promove AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO ambiental, VISITAS ÀS INSTALAÇÕES das concessionárias, o concurso RECICLA E GANHA que dá prémios, e recentemente uma parceria com a ESCOLA ELECTRÃO e outra com a ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA.

 

 QUERO PARTICIPAR NO PROGRAMA ECOVALOR. O QUE DEVO FAZER?

 

Para garantir a participação no Ecovalor envie uma solicitação direta para o e-mail: atendimento@linhadareciclagem.pt.

Na solicitação deverá indicar o seu email, contacto telefónico, zona do país onde se encontra (freguesia e concelho), e o nome da escola.

 

Após este contacto por email, receberá um contacto da RESULIMA e será articulada a logística para um regresso em pleno e de volta às boas práticas ambientais.


Esta iniciativa está apenas disponível nos municípios servidos pela RESULIMA.

 

 

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 

 

As ações de sensibilização ambiental estão adaptadas aos vários níveis escolares e a grupos de adultos nas instituições de ensino, e abordam o tema dos resíduos urbanos, nomeadamente as regras da reciclagem, as boas práticas na gestão de resíduos e/ou a forma como se recolhem e tratam os resíduos urbanos em cada região.

 

Estas ações são gratuitas, mas necessitam de marcação prévia e estão sujeitas à disponibilidade da concessionária da área de influência de cada escola/estabelecimento de ensino.

 

Marcação da ação

Enviar um email para atendimento@linhadareciclagem.pt com a solicitação da ação, com as seguintes informações:

 

  1. Nome da escola
  2. Local (freguesia/concelho)
  3. Ano letivo a que se destina a ação ou identificação do grupo (se forem professores, auxiliares, administrativos, etc.).
  4. Número de participantes
  5. Contacto para agendamento (nome e telefone/telemóvel).

 

Após a receção do pedido, será contactado pela RESULIMA para confirmação dos dados e para definir o agendamento.

 

 

CONCURSO RECICLA E GANHA!

 

Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino e tem como objetivo premiar as escolas que mais reciclam as suas embalagens usadas.

 

As escolas podem separar embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida, de papel/cartão e de vidro. Os melhores resultados recebem prémios monetários pelas quantidades separadas destes materiais recicláveis.

 

Este concurso tem uma dinâmica de funcionamento que está descrita no seu Regulamento, que explica como funciona para cada concurso: Amarelo, Azul e Verde.

 

As inscrições são feitas através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição e do seu envio para atendimento@linhadareciclagem.pt. Depois deverá aguardar pelo contacto da RESULIMA, para confirmação de dados, recolha de mais elementos, se necessário e dar início à participação da sua escola no concurso RECICLA E GANHA!

 

Nota: deverá ser confirmado com a RESULIMA como está implementado o concurso Recicla e Ganha, dado que em algumas zonas do país esta dinâmica ainda não foi estendida ao papel e cartão e/ou ao vidro.

 

Esta iniciativa com escala nacional inclui todo apoio logístico (suportes para sacos, sacos e recolha seletiva), acrescido de ações de sensibilização presenciais a realizar por monitores de ação ambiental e a sua marcação segue os mesmos passos que o agendamento das AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO acima.

 

 

CONCURSO SEPARA E GANHA – RESULTADOS GLOBAIS

 

O Concurso Separa e Ganha, em 2021/2022, no universo das 11 concessionárias EGF, contou com a participação de 1029 escolas desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário. Participaram 301.902 alunos, para além de professores e auxiliares e, no global, foram separadas pelas escolas participantes 3.566 toneladas de materiais para reciclagem: 1.888 toneladas de papel/cartão, 548 toneladas de vidro e 1.130 toneladas de plástico/metal/pacotes de bebida.

As escolas recebem prémios monetários, uma contrapartida financeira, pelo seu bom desempenho na quantidade de embalagens separadas para reciclar. A EGF, através das suas concessionárias, atribuiu um valor global de 178.131€ em prémios.

 

 

 

ESCOLAS VENCEDORAS 2021/2022

A nível nacional, há a destacar a EB2,3 Dom Martim Fernandes - Albufeira, em primeiro lugar, com 47,17 toneladas, seguida da Escola do Monte - Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, com 42,2 toneladas e da ADAPECIL, da Lourinhã, com 22,34 toneladas. Estas foram as escolas vencedoras da 20.ª edição do programa. 

 

 

 

Cada escola obteve os seguintes resultados na separação dos materiais para reciclar e também recebeu prémios:

 

 

 

E aqui temos o Top3 das escolas que mais separaram no ano letivo de 2021/2022:

 

 

 

PARCERIA ESCOLA ELECTRÃO/RECICLA E GANHA

Participar em ambos os projetos, Escola Electrão e Recicla e Ganha, permite às escolas realizar a recolha seletiva de resíduos de embalagens, equipamentos elétricos e eletrónicos e de pilhas e baterias, aumentando o seu contributo para um melhor ambiente.

  1. Será atribuído 1 ponto adicional na ação Escola Electrão, contribuindo para a obtenção de prémios nesta iniciativa, às escolas que participem no Recicla e Ganha do ano letivo 2023/2024 com a quantidade mínima para receber prémio monetário, pelo menos num dos fluxos (plástico/metal, papel/cartão e vidro).
  2. Informações e esclarecimentos sobre o projeto Escola Electrão, enviar email para escola@electrao.ptou em www.electrão.pt. As inscrições podem ser feitas através do link www.electrao.pt/campanhas/escola-electrao/
  3. A parceria é válida para as escolas dos 174 municípios da área de abrangência da EGF. As escolas que não pertençam à área concessionada, devem entrar em contacto com a equipa Escola Electrão para mais informações.

 

 

PARCERIA ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA

A Escola Amiga da Criança é a iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir e reconhecer escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz e completo da criança no espaço escolar.

Os projetos são avaliados e são selecionados os que serão distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança. É escolhido um projeto vencedor global e um projeto vencedor por categoria.

 

Prémios

  • O projeto vencedor ganha 5.000€ em livros LeYa.
  • O projeto vencedor de cada categoria ganha 1000€ em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e prémios adicionais por parte dos parceiros envolvidos na iniciativa.

  

Candidaturas

A 6ª edição já terminou e está em período de avaliação de candidaturas.

E a 7ª edição tem as inscrições abertas em https://escolaamiga.pt/concorrer.

Mais informações sobre a parceria Escola Amiga da Criança e a EGF:

https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/escola-amiga-da-crianca/

 

 

A Escola Amiga da Criança e a EGF

Para além dos prémios adicionais na categoria de Sustentabilidade, a EGF é um dos parceiros principais da iniciativa Escola Amiga da Criança, com foco nos temas da Sustentabilidade e Felicidade nas Escolas. É no âmbito desta parceria que a Escola Amiga da Criança e a EGF promovem um primeiro estudo, que pretende avaliar e caraterizar a Felicidade nas Escolas, com os seguintes objetivos:

  • Caracterizar a perceção de felicidade na escola dos alunos e professores portugueses (desde o 2.º CEB ao Ensino Secundário), atendendo às seguintes dimensões: esperança, empenho, pertença, aprendizagem social e emocional e bem-estar. Serão ainda consideradas as dimensões: Sentir bem/propósito; Saúde subjetiva; Exercício saudável; Alimentação saudável (Feel well/Meaning; Subjective health; Move Well; Eat Well, in Marujo & Neto, 2011).
  • Aferir a influência dos climas e/ou ecossistemas (escola, colegas e família) na perceção da felicidade de alunos e professores.
  • Aferir a importância que a perceção de um desenvolvimento sustentável do planeta tem na perceção de felicidade.
  • Criar um observatório, como projeto de longo prazo, para a recolha periódica destes dados, que nos permita comparar os inquiridos aquando do início de um ciclo de estudos e no fim do mesmo.
  • Construir um índice de felicidade das escolas portuguesas, também um projeto a longo prazo.