31 DE MARÇO, 2023

Aumenta a reciclagem e a participação dos cidadãos

A Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 6 municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, registou em 2022 um aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, papel, cartão e vidro) de 3%, face a 2021. Este crescimento traduziu-se na recolha de mais de 17.361 toneladas de papel/cartão, plástico/metal e vidro.

 

A maior participação por parte dos cidadãos e o investimento, ao longo dos últimos anos, em viaturas, contentores, instalações e educação ambiental, tem permitido à Resulima aumentar a quantidade de material enviado para reciclar.

 

De destacar que nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, foi feito um reforço na contentorização, bem como nos recursos humanos afetos à recolha seletiva. De salientar a continuidade destes investimentos, prevendo-se renovar, em 2023, cerca de 10% dos contentores disponíveis na via pública. Analisado o crescimento da reciclagem, podemos afirmar que tem evoluído positivamente. A Resulima agradece o empenho dos municípios e de todos os cidadãos.

 

Linha da Reciclagem

A apoiar a participação dos cidadãos neste processo está a Linha da Reciclagem – um serviço público, gratuito e nacional que apoia o cidadão no esclarecimento de dúvidas, registo de reclamações e pedidos de serviço. Este serviço multiplataforma inclui o número verde 800 911 400, o website www.linhadareciclagem.pt e o email atendimento@linhadareciclagem.pt.

 

 

Sobre a RESULIMA

A Resulima é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. A Resulima serve cerca de 309,5 mil habitantes, numa área geográfica de 1.743 km2.

Informações: Joana Cunha | Telemóvel: 934 033 551 | E-mail: j.cunha@resulima.pt