11 DE FEVEREIRO, 2023

Operação Boa Vizinhança

A Resulima recebeu ao portão os manifestantes que, por opção própria, decidiram manifestar o seu desagrado quanto à operação das instalações localizadas em Paradela, município de Barcelos, no dia 11 de fevereiro. Esta operação de boa vizinhança deu a conhecer as medidas tomadas e em curso para minimizar os incómodos sentidos pela população.

 

Esta iniciativa permitiu ouvir a população, receber reclamações, esclarecer as medidas que estão a ser implementadas, agendar reuniões e visitas e encontrar formas de compensar a comunidade pelos incómodos sentidos. Para o efeito esteve presente uma equipa preparada para dar todo o apoio e encaminhar os pedidos e reclamações à Administração da Resulima. Estes pedidos e reclamações serão respondidos no prazo máximo de 15 dias.

 

O que faz a Resulima na unidade de Paradela - Barcelos

A unidade da Resulima em Paradela, município de Barcelos, é a mais recente Central de Tratamento Mecânico e Biológico do país, essencial para a sustentabilidade ambiental em Portugal. É constituída por uma central de triagem automatizada, uma unidade de tratamento mecânico, uma unidade de tratamento biológico, um ecocentro, um aterro sanitário, uma estação de tratamento de lixiviados e um edifício administrativo. Trabalham nesta unidade 200 pessoas com a missão de tratar e valorizar os resíduos produzidos, para que sejam reciclados e transformados em novos materiais e corretivos orgânicos para a agricultura.

O que está a ser feito para minimizar os impactos junto da população

Medidas já implementadas

  • Estudo de Avaliação da Incomodidade de Odores
  • Fecho de duas das quatro laterais do pavilhão da maturação;
  • Aquisição e instalação de queimador;
  • Licenciamentos, visitas e vistorias pelas entidades competentes;
  • Constituição da Comissão de Acompanhamento.

 

Medidas em fase de estudo e implementação

  • Aumentar e eficácia do Biofiltro existente, com consequente colheita e encaminhamento das emissões para tratamento;
  • Isolamento da zona da maturação, com consequente colheita e encaminhamento das emissões para novo Biofiltro;
  • Colocação de coberturas nos tanques de tratamento biológico da estação de tratamento de lixiviados, com consequente colheita e encaminhamento das emissões para tratamento;
  • Criação de barreira cénica de terras e árvores no extremo sul da instalação e colocação de contravento de canhão de odores direcionado, no aterro sanitário.

 

Linha da Reciclagem

A Linha da Reciclagem é o serviço de atendimento da Resulima e de todas as concessionárias da EGF. Se ligar para o número 800 911 400 (linha gratuita), vai encontrar uma equipa pronta a receber pedidos, reclamações, sugestões e apoiar no que precisa quanto às questões relacionadas com resíduos. Também estamos disponíveis através do website www.linhadareciclagem.pt ou do email atendimento@linhadareciclagem.pt