25 DE OUTUBRO 2022

A nova unidade de gestão de resíduos da Resulima utiliza a triagem automatizada para a valorização de resíduos, ao mesmo tempo que melhora a qualidade do serviço prestado aos municípios da sua área de abrangência e contribui para a economia circular.

 

O cumprimento das diretivas da UE e da legislação ambiental nacional e o cumprimento dos objetivos de reciclagem foi um desafio para a Resulima. "Havia uma clara necessidade de desenvolver o potencial da economia circular no sector dos resíduos sólidos, contudo a EGF não tinha os investimentos necessários para intensificar os seus esforços no sentido de desviar os resíduos da deposição em aterro", segundo Dimitra Panayides, uma agente de empréstimos do Banco Europeu de Investimento.

 

A EGF recorreu ao seu parceiro de longa data, o Banco Europeu de Investimento, para ajudar a implementar um plano ambicioso de remodelação das suas estações de tratamento de resíduos. O plano ajuda a EGF a melhorar o seu serviço no norte de Portugal e que beneficia das políticas de coesão da UE. Visa igualmente desenvolver uma nova forma de reciclagem de resíduos de embalagens.

 

"O projeto da EGF, financiado pelo BEI, é de importância vital para o Norte de Portugal", afirmou Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF. "Permite-nos reduzir a quantidade de resíduos urbanos enviados para aterros sem qualquer tratamento prévio e reforçar o desempenho da reciclagem através de rotas de recolha seletiva".

 

Antes de 2021, os resíduos depositados nestes aterros cumpriam todos os controlos necessários, mas praticamente sem qualquer tipo de tratamento. Agora, existe uma nova unidade denominada Unidade de Valorização de Resíduos, que trata, recupera e valoriza os resíduos municipais.

 

A nova unidade da Resulima, servirá de modelo para outras e irá ajuda a EGF a acompanhar o crescimento populacional e a servir um maior número de regiões a nível nacional.

 

Leia a noticia completa em www.eib.org/en/stories/portugal-sustainable-waste-management