No 2.º trimestre de 2025, a RESULIMA procedeu à auscultação das partes interessadas através do envio de questionários digitais, com o objetivo de monitorizar a perceção dos clientes relativamente ao grau em que as suas necessidades e expectativas estavam a ser satisfeitas. Esta avaliação abrangeu Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clientes SIGRE, clientes de Produtos e Serviços e clientes da Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Horeca / Comércio e Serviços), permitindo recolher contributos valiosos sobre diversos aspetos dos serviços prestados. Os resultados da avaliação de satisfação do cliente traduzem a seguinte taxa de resposta:
- Câmaras Municipais: 100% de taxa de resposta. Avaliação global “Satisfatória”, com destaque para a competência técnica e comportamento dos trabalhadores. Identificaram-se oportunidades de melhoria na frequência e estado dos ecopontos.
- Juntas de Freguesia: 29% de taxa de resposta. Apesar da participação reduzida, foram identificadas preocupações semelhantes às dos municípios, nomeadamente na limpeza e frequência de recolha.
- Clientes SIGRE: 100% de taxa de resposta. Avaliação global “Muito Satisfatória”.
- Produtos e Serviços: 20% de taxa de resposta. Resultados positivos, mas com amostra reduzida.
- Recolha Porta-a-Porta: 8% de taxa de resposta. Avaliação global “Satisfatória”, com destaque para o profissionalismo das equipas de recolha.
Com base nos resultados, foi definido um plano de ação que inclui:
- Reuniões com os municípios e freguesias para análise conjunta das necessidades.
- Reforço da comunicação com os clientes Horeca.
- Ações de sensibilização para a separação de resíduos.
- Monitorização contínua através do “Mapa de Constatações”.
A RESULIMA agradece a todos os que participaram e reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua e a excelência dos serviços prestados.